Afinal, o que vem a ser isso do Clube de Letras?

Abrimos as portas da biblioteca do Centro Norton de Matos, em Coimbra, em 2020, para parar, reparar, reflectir e escrever. Agora, abrimos também esta janela virtual para que possam ir acompanhando os nossos progressos.

Sejam bem-vindos ao blogue do Clube de Letras. Chamo-me Ana Marta Ramos e criei estas aulas de escrita para ajudar quem gosta de escrever a passar das ideias às palavras.

Precisamos de voltar a aprender a reparar nas coisas e a pensá-las. Sem a pressão do imediato, da partilha, da reacção. A escrita é uma poderosa ferramenta de reflexão; infelizmente, damos-lhe cada vez menos espaço nas nossas vidas. Se escrever é pensar, escrever melhor é, evidentemente, pensar melhor.
No Clube de Letras, escrevemos juntos — e divertimo-nos.

Neste momento, em Março de 2020, temos três turmas a funcionar, com aulas semanais, sempre à segunda-feira. Começámos por conhecer-nos uns aos outros, desatar alguns nós e criar mais desenvoltura na abordagem da folha em branco, a partir de leituras, desafios de escrita... e longas conversas. Agora, quase todos os alunos do Clube de Letras já conseguiram identificar o seu objectivo de escrita. Vamos poder começar a trabalhar mais nesses planos individuais, mantendo a dinâmica de grupo, que é muito enriquecedora. E queremos mostrar-vos os nossos progressos. Daí a criação deste blogue.

Sair da gaveta

Um dos propósitos do Clube de Letras é proporcionar um ambiente inspirador, confortável, seguro, a quem ainda tem hesitações em relação àquilo que escreve — ou que gostaria de escrever. O primeiro passo é «sair da gaveta» e enfrentar o leitor. Começamos por fazê-lo nas nossas aulas, ainda com alguma privacidade, mas a dada altura as palavras têm de ser lançadas ao mundo. Digamos, então, que este é o segundo passo nessa direcção.

Queremos partilhar alguns textos e alguns projectos que vão surgindo nas nossas aulas — mas o termo «partilhar», aqui, não deve ser lido à luz da terminologia da era das redes sociais e do imediatismo. Será uma partilha lenta, mais ao ritmo do pão amassado à mão e cozido em forno a lenha. Sempre que pressentirmos que do forno sairá qualquer coisa digna de saborear, poremos a mesa a contar convosco.

Para saber mais

Acompanhem a nossa página no Facebook, em www.facebook.com/clubedeletras, ou consultem o site do Clube de Letras, em www.clubedeletras.pt. E se precisarem de esclarecer alguma dúvida, escrevam-me para clubedeletras@cnm.pt.

Boas leituras!

Ana Marta Ramos

Comentários